Biografia
O início…
A banda Attractha foi formada em 2007 na cidade de São Paulo, por Ricardo Oliveira (guitarra) e Humberto Zambrin (bateria). A proposta dos dois músicos era produzir uma música livre de rótulos dentro do Metal, da forma mais eclética dentro das influências de cada um dos músicos. Para baixista foi convidado Leonardo Martinz e o processo de procura de um vocalista foi difícil e complexo.
Muitos vocalistas acabaram passando pela banda que, em virtude de todas essas trocas, não conseguia produzir de maneira eficiente. Em 2011, finalmente decidem por acabar com o projeto por conta dos desgastes naturais deste processo.
Recomeçando…
Em meados de 2012, Ricardo decide reunir a banda novamente, porém Leonardo acaba não aceitando. O vocalista Marcos de Canha, acaba se unindo à banda e, posteriormente o baixista Guilherme Momesso.
Com a formação estabilizada, o single “Darkness” é lançado em Dezembro do mesmo ano e, em uma semana se torna parte da programação de três web rádios do Brasil – Web Rock Station, Rock Freeday e Shock Box.
O primeiro registro…
Este single, foi a porta de abertura para o EP intitulado “Engraved”, lançado em Fevereiro de 2013, contendo 4 músicas, compostas entre 2007 e 2010. A divulgação do EP alcançou, além do Brasil, mais de 10 países ao redor do mundo, como Portugal, Itália, Holanda, Austria, Polônia, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, México e República Tcheca, trazendo críticas positivas na maior parte dos lugares.
No Brasil o EP foi elogiado em vários sites e blogs especializados, como BMReviews, Metal Samsara, Van do Halen, Heavy Metal Brasil, Arte Metal, Whiplash, entre tantos outros e também recebeu destaque na edição 171 da revista Roadie Crew, a mais expressiva nesse ramo.
Durante 2013 e 2014, a banda divulgou seu trabalho em toda imprensa especializada, principalmente no Brasil, participando de entrevistas em rádios e programas de TV e WebTv, como Rock My Life, Volume Máximo (UOL), KazTV, Fan Backstage, All that Metal, entre outros. Além disso, a rotina de shows, tímida ainda, foi crescendo ao longo do tempo, passando por casas como Blackmore Rock Bar, Manifesto Bar e Gillan’s Inn, em São Paulo.
O primeiro vídeo…
Com a divulgação e os shows, a pressão e demanda de mais material, foi aumentando, principalmente de fora do país, onde o acesso à capacidade de execução e do impacto visual da banda eram menos percebidos. Foi então que a banda escolheu a música “The Choice” do EP para produzir seu primeiro video clipe oficial. Contando com a produção de Humberto e a filmagem e edição do renomado VJ Scan, o clipe foi filmado em Novembro de 2013, nas dependências das Faculdades Cantareira, em São Paulo, e acabou sendo lançado em Março de 2014.
Com um proposta visual agressiva e de cortes rápidos, o vídeo com aspecto de trailer de cinema rendeu mais de 12.000 visualizações em cerca de 6 meses.
Mudanças de planos…
No mês de Agosto de 2014 a banda iniciou os trabalhos para compor seu álbum de estréia, que seria lançado em 2015, porém, durante as seções de composição do álbum, o vocalista Marcos decidiu deixar a banda para cuidar de assuntos pessoais. Por conta disso, os trabalhos de composição foram trocados pelos testes e audições para a escolha de um novo vocalista.
Em Novembro de 2014, Cleber Krichinak, co-fundador da banda Kings of Steel, tributo oficial ao Manowar no Brasil, é escolhido como novo frontman do AttracthA, e com apenas 3 ensaios, faz um pocket show com a banda no Manifesto bar em São Paulo.
Cleber foi apresentado ao público somente em Março de 2015, através do lançamento do single “Unmasked Files”, que fará parte do novo álbum.
Depois de poucos shows, a banda decidiu entrar em estúdio e começar a trabalhar no material novo. Em Março de 2016 a banda anunciou que o novo album seria produzido pelo Edu Falaschi (ex-Angra, Almah). A pré-produção aconteceu em Março e Abril e as gravações começaram em Maio. Todo o álbum foi gravado no Brasil, porém mixado e masterizado em Los Angeles, CA, Estados Unidos, por Damien Rainaud (Fear Factory, DragonForce e Babymetal) da Mix Unlimited. O album com 9 musicas será lançado digitalmente em Setembro de 2016 pela Dunna Records e fisicamente pela Shinigami Records, ambas no Brasil.